LULA AO BUSCAR UM PONTO DE EQUILÍBRIO E CAMINHAR PARA O CENTRO, PENSA E ATUA CIBERNETICAMENTE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que toda a sociedade brasileira deve, como ele, rever sua tendência ideológica, buscar um ponto de equilíbrio e caminhar não em direção à esquerda e nem à direita, mas rumo ao centro, rumo à social democracia.
Desta maneira, o Presidente aplica o mecanismo cibernético de “feedback” no reajuste de sua posição política.
A busca incessante do ponto de equilibro, do “stead state”, da homeostasia, da saúde dos sistemas, integra o campo da cibernética, atuando através do seu mecanismo de reajuste, o “feedback”, ubíquo nos sistemas vivos e nos ecossistemas naturais, que inclui o funcionamento ou fisiologia do organismo humano, cujo modelo é aplicável ao estudo, à organização e à operacionalização da totalidade dos sistemas sociais.
Lula pensa, também, sistemicamente, ao afirmar que a tarefa de fazer o país avançar não deve ser de responsabilidade, apenas, de um homem, de um governo ou de um partido, mas de toda a sociedade brasileira, portanto, de todo o sistema social brasileiro.
Adota, ainda, o pensamento ecológico, quando se preocupa com a organização do ambiente territorial e sócio-ecconômico-político-cultural, que envolve os país, como o fez, ao comparecer à reunião de cúpula de um dos metassistemas do sistema social brasileiro - a Comunidade Sul- Americana de Nações, recentemente realizada na Bolívia.
Em síntese, são estas afirmações de Lula, ao discursar, em São Paulo, em ambiente integrado por empresários, políticos e artistas , acompanhada da sua interpretação do ponto de vista da metodologia sistêmica-ecológica-cibernética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário