terça-feira, dezembro 05, 2006

SISTEMISMO

Este blog aborda diferentes temas, segundo uma perspectiva de caracterísstica tríplice: sistêmica, ecológica e cibernética.


VISÃO ECOLÓGICA DOS SISTEMAS

A visão ecológica é a focalização de qualquer sistema através do prisma da Ecologia, a qual, acoplada ao enfoque sistêmico e à perspectiva cibernética, resulta na abordagem sistêmico-ecológica-cibernética.

Se a Ecologia é o estudo do ambiente e, como não podem existir sistemas sem ambiente (exceto o Universo, pois não se pode conceber algo em seu entorno, se o considerarmos infinito), partindo da definição de ambiente como tudo que existe em torno de um sistema, diríamos que o ambiente do sistema partidário nacional é a totalidade do território do país, tudo nele existente, sobretudo a população o povo brasileiro ou, na linguagem sistêmica, o sistema social brasileiro, do qual o sistema partidário é um dos seus subsistemas.

Todos os sistemas se relacionam com o seu ambiente e este relacionamento se efetua através de intercâmbios que pode ser sintetizado como “um conjunto de trocas de matéria, energia e informações” que se processam entre um e outro.

È da adequação das trocas entre um sistema e o respectivo ambiente que resulta no estado de homeostasia, de equilíbrio, de saúde de um sistema, inclusive do sistema humano.

Baseado no Livro:

PAIM, E. N. & Paim, R.C.N. - Sistemismo Ecológico Cibernético - Lambari - MG - CEL Informática & Editoração Ltda., 2001. 208 p.PAIM, E. N. & Paim, R.C.N. - Sistemismo Ecológico Cibernético - Lambari - MG - CEL Informática & Editoração Ltda., 2004. 342 p.

Todos os direitos reservados aos autores
copyright Ó by Edson N. Paim e Rosalda C. N. Paim


Já referimos que o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, segundo artigo de Carmem Munari, apresentou uma proposta de reajuste do seu partido, ou seja, que nós traduzimos, à luz do referencial com o qual trabalhamos, se tratar de uma proposta cibernética, pois preconiza a adoção de um mecanismo de reajuste ou de “feedback” partidário, em conseqüência do resultado da última eleição presidencial.

Na mesma linha de raciocínio, o candidato derrotado Geraldo Alckmin ressalta a falta de sintonia entre o seu partido e o povo e sugere uma melhor “troca de informações” entre ambos, o que, na linguagem cibernética, corresponde, também, a um processo de reajuste ou utilização de um mecanismo de “feedback”.

Os fatos referidos e, outros, publicados neste blog, são focalizados à luz do enfoque sistêmico, da visão ecológica e da perspectiva cibernética, os três componentes principais do SISTEMISMO ECOLÓGICO CIBERNÉTICO, cujo texto (resumo), acompanhado das Referências Bibliográficas e toda a Bibliografia Consultada, se acha publicado na Enciclopédia Wikipedia, no seguinte endereço:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Usuário_Discussão:Edson_Nogueira_Paim

O referencial sistêmico, ecológico e cibernético vem sendo reajustado e ampliado, constantemente, o que ocorre mediante a utilização do dispositivo cibernético de “feedback”, por ele adotado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito