SUPERCOMPUTADOR SISTÊMICO DA UFRJ PROCESSARÁ AMPLO VOLUME DE DADOS, DESTA E DE MAIS QUATORZE OUTRAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
UFRJ ganha supercomputador que está entre os 100 mais poderosos do mundo
Por Redação do IDG Now!
Publicada em 17 de abril de 2008 às 18h31
Atualizada em 17 de abril de 2008 às 18h32
E-mail Imprima Comente Erros? del.icio.us Digg a a a
São Paulo - Supercomputador Netuno, que demandou recursos de R$ 5 milhões e foi financiado pela Petrobras, começa a funcionar em 13 de maio.
O Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acaba de ganhar um dos mais potentes supercomputadores da América Latina, o Netuno.
O supercomputador demandou recursos de 5 milhões de reais e foi financiado pela Petrobras. A inauguração da máquina será no dia 13 de maio.
A capacidade de processar amplo volume de dados simultaneamente beneficiará, além da UFRJ, outras 14 universidades brasileiras.
A máquina será utilizada pelas Redes Temáticas de Geofísica Aplicada e de Modelagem e Observação Oceanográfica.
Segundo os técnicos envolvidos na produção do ranking Top 500, que reúne as maiores máquinas de processamento paralelo do mundo, o Netuno deve ficar entre os 100 primeiros da lista.
O cluster instalado na UFRJ é composto por 256 servidores Dell de alto desempenho, cada um com dois processadores de quatro núcleos Intel, com 2.6 GHz. O desempenho estimado é de 64 gigaflops por nó.
As máquinas são interligadas entre si por uma rede de dados Infiniband de alta performance, além da rede Gigabit Ethernet tradicional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário