GENERAL ELECTRIC: RESULTADOS RUINS PROVOCAM QUEDA SISTÊMICA NAS BOLSAS DE VALORES MUNDIAIS
14/04/2008 - 18h08
Bolsas mundiais em queda por resultados ruins da General Electric
LONDRES, 14 Abr 2008 (AFP) - As principais praças financeiras da Europa fecharam em baixa depois que os mercados asiáticos desabarem, afetados pelos resultados decepcionantes do grupo americano General Electric que reavivaram a preocupação pelo estado da economia mundial.
As bolsas européias terminaram no vermelho, apesar da publicação de dois indicadores macroeconômicos melhores que o previsto nos Estados Unidos e na Eurozona, mas que não conseguiram compensar a tensão dos investidores no início de uma semana marcada pela publicação de resultados de várias empresas.
A bolsa de Londres perdeu 1,08%, Frankfurt 0,74%, Paris 0,66% e Madri 0,89%.
As vendas do varejo nos Estados Unidos resistiram em março, com uma alta de 0,2% em relação com fevereiro, e de 0,1% sem contar os automóveis. A produção industrial na Eurozona aumentou em fevereiro cerca de 0,3% em relação ao mês anterior, enquanto analistas esperavam uma alta de 0,2%.
A Bolsa de Nova York fechou em baixa nesta segunda-feira, afetada pelas perdas trimestrais e um novo apelo ao mercado anunciado pelo banco Wachovia, que neutralizaram as boas cifras de vendas a varejo em março: o Dow Jones perdeu 0,19% e o Nasdaq, 0,63%. O Banco Wachovia anunciou perdas de 350 milhões de dólares no primeiro trimestre, reduziu em mais da metade seu dividendo trimestral e lançou um chamado ao mercado para obter 7 bilhões de dólares.
O Dow Jones Industrial Average (DJIA) teve uma queda de 23,36 pontos a 12.302,06 unidades e o índice de alto componente tecnológico Nasdaq desceu 14,42 pontos a 2.275,82 unidades.
Em Tóquio, o índice Nikkei dos principais valores terminou o dia com forte baixa de 3,05%, sua maior queda em um mês.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng encerrou com forte baixa de 4,47%. Além do pessimismo reinante na economia mundial, os temos de um ajuste da política monetária na China prejudicaram os valores chineses, principalmente os financeiros e imobiliários.
Em Xangai, o índice composto afundou 5,62%.
A bolsa de Seul, por sua vez, caiu 1,85%, Cingapura 2,3% e Sidney 1,71%. Nova Zelândia e Taipei tiveram perdas mais moderadas, de 0,52% e 0,19% respectivamente.
Os mercados de Bombaim e Bangcoc não funcionaram devido a um feriado.
A General Electric, considerada um medidor da economia americana pela diversidade das suas atividades, publicou na sexta-feira resultados decepcionantes e revisou para baixo suas previsões anuais. O grupo responsabilizou a desaceleração econômica nos Estados Unidos.
A má notícia já havia provocado na sexta-feira a queda das bolsas européias, assim como Wall Street, onde o Dow Jones perdeu 2,04% e o Nasdaq, 2,61%
Nenhum comentário:
Postar um comentário