GOVERNO PERDE O CONTROLE DA SITUAÇÃO E FAZ ACORDO COM MILITARES AMOTINADOS
Por ter agido com tibieza, no início da crise do controle do espaço aéreo, o governo perdeu o controle da situação, a ponto de ser obrigado a fazer acordo com militares amotinados, desprezando os mais sagrados princípios da vida militar - a hierarquia e a disciplina.
O governo, quando optou pelos interesses corporativos dos controladores civis de vôo, em detrimento dos interesses mais elevados - a segurança interna e externa do país - deu início a uma crise, não mais dos controladores de vôo, mas uma crise de governo e, o pior, uma crise militar.
Estabeleceu-se, agora, um precedente perigoso, ao negociar com autores de crime militar.
Se a moda pega, brevemente, o governo será forçado a negociar com outros tipos de criminosos, não apenas com autores de crimes militares.
O episódio repete Jacareacanga, mas a conduta do governo é diametralmente oposta a de Juscelino que, primeiramente, demonstrou força, sufocando a revolta, para depois anistiar os revoltosos.
É bom recordar que naquela rebelião, à retaguarda dos revoltosos estava um poderoso partido, a UDN, tendo entre seus seguidores, muitos conhecidos como “vivandeiras dos quartéis”, embora constituísse uma agremiação política bem melhor que toda a linha de partidos sucessores e legítimos herdeiros, inclusive o atual, que agora busca, desesperadamente, desvencilhar do DNA udenista, achando que, para isto, seja suficiente a mudança de nome.
Quem subscreve esta nota esteve, sempre, na luta em pról dos trabalhadores em geral e dos servidores civis e militares, entretanto, os interesses destes não podem gera se sobrepor aos do povo brasileiro e, do país e, muito menos quando se se referem à se gurança da pátria.
Os interesses nacionais, neste caso, estão afetos ao Ministro da Defesa, unicamente, ao comando da Força Aérea Brasileira (FAB) e, não a outros órgãos Ministério da Defesa que seguem a idéia equivocada de desmilitarização do setor de controle de vôo, passível de desestruturar o processo de controle do espaço aéreo, não se sabendo qual a sua verdadeira motivação.
A conduta do Poder Executivo, neste último episódio, passou a justificar, plenamente, a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito, batizada de CPI do Apagão Aéreo, pois a incapacidade demonstrada pelos gestores do setor, está a exigir a participação do Congresso, principalmente das forças oposicionistas, que talvez, apresentem idéias mais lúcidas, a respeito desta crise militar e de governo.
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DESCONTROLADORES DE VÔO DESCONTROLAM O PAÍS E CONTROLAM O GOVERNO
Resumo do cliping da Agência Brasil - Radiobrás, no que tange ao descontrole de vôo:
31/03/2007
JORNAL DO BRASIL
- Motim de controladores fecha todos os aeroportos
- Os controladores de vôo militares se amotinaram ontem à noite e fecharam todos os 49 aeroportos brasileiros. O motim, iniciado durante o dia em alguns aeroportos, aumentou quando o comandante da Aeronáutica foi ao aeroporto de Brasília para dar voz de prisão aos controladores. Os comandantes da Aeronáutica, Marinha e Exército exigem a demissão do ministro da Defesa, Waldir Pires.
- Enquanto o presidente Lula voava ao encontro de George Bush, o ministro da Justiça, Tarso Genro, criticava os juízes da Suprema Corte dos EUA por "aceitarem a tortura de prisioneiros
FOLHA DE SÃO PAULO
- Motim de controladores pára os aeroportos e governo cede
- O governo cedeu às exigências dos controladores de vôo para dar fim a uma greve que paralisou o tráfego aéreo brasileiro ontem à noite. O motim, iniciado no Cindacta-1, em Brasília, suspendeu praticamente todas as decolagens no país. Entre outras coisas, os controladores reivindicavam gratificação salarial e o fim das retaliações militares.
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou, a caminho dos EUA, dentro do avião presidencial, que o governo negocie com os controladores de vôo, enviando o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) para tentar costurar um acordo e abortando uma tentativa de prisão dos amotinados. O presidente interino, José Alencar, retornou às pressas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, para Brasília para comandar o gabinete de emergência montado devido à crise. Bernardo foi destacado para negociar pessoalmente com os sargentos amotinados em Brasília e já estava no Cindacta-1 às 22h30 de ontem. A presença de alta autoridade do governo federal, que falasse em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi exigida pelos controladores. Eles recusaram qualquer conversa com oficiais militares.
O ESTADO DE SÃO PAULO
- Controladores se amotinam e fecham os aeroportos do País
- Depois de meses de queda-de-braço com as autoridades aéreas, os controladores de vôo decidiram paralisar as operações aéreas em todo o País a partir das 18h45 de ontem. Nenhuma decolagem foi autorizada a partir desse horário. A decisão de parar foi tomada em reunião no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 1), em Brasília, depois que o grupo que havia entrado em greve de fome foi ameaçado de prisão. O ministro da Defesa, Waldir Pires, pediu paciência ao País. Irritados, os controladores partiram para a paralisação total dos vôos. Eles querem forçar a Aeronáutica a negociar mudanças na carreira. Em manifesto, reforçam a queixa de que são obrigados a controlar mais aviões do que as normas recomendam e alegam ser obrigados a trabalhar com equipamentos obsoletos. A confusão e o desencontro de informações começaram no aeroporto de Brasília e rapidamente se estenderam a todos os aeroportos do País. O presidente Lula foi informado da greve quando já em vôo para Washington. Segundo a Presidência, ele deu orientação para que a Aeronáutica converse com os controladores antes de tomar qualquer decisão.
O GLOBO
- Motim aéreo pára o país
- Três dias após o presidente Lula exigir um prazo para o fim do caos no setor aéreo, uma rebelião de controladores de vôo, com aquartelamento e ameaças de greve de fome, paralisou o Cindacta 1, em Brasília, provocando, em efeito cascata, o inédito fechamento de 49 aeroportos do país e deixando milhares de pessoas sem viajar. Vôos internacionais tiveram que ser desviados para países vizinhos. A pedido da Aeronáutica, foram presos 50 controladores. A transferência de um diretor do Cindacta 1 para Santa Maria (RS), e as declarações do ministro da Defesa, Waldir Pires, foram apontados como a causa imediata do motim. Lula, que se encontra hoje com Bush nos EUA, deixou o Brasil ontem por Recife, poucas horas antes do fechamento dos aeroportos. Embora a crise já dure seis meses, a greve dos militares pegou o governo de surpresa. Poucas autoridades estavam em Brasília. Dilma Rousseff foi para o Sul; Mares Guia para Minas e Waldir Pires para o Rio. No gabinete de crise, restaram o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, Gilberto Carvalho e o responsável pela comunicação do governo, Franklin Martins. No clima de improvisação, coube ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, negociar no Cindacta 1.
CORREIO BRAZILIENSE
- Controladores desafiam Lula e param o país
- Faz seis meses que os brasileiros são atormentados pelo caos aéreo nos aeroportos. Ontem, os transtornos atingiram a escala máxima. Em reação à intransigência do governo diante de suas reivindicações salariais, os controladores de vôo radicalizaram. Aquartelaram-se e entraram em greve de fome. O protesto começou por volta das 19h em Manaus, Salvador, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro. Três horas depois, o efeito cascata da iniciativa resultou na paralisação de todos os 49 aeroportos comerciais. Desde então, nenhum avião levantou vôo no país. Apenas os que já estavam no ar receberam autorização para pousar. Em resposta ao movimento, a Aeronáutica deu ordem de prisão a 18 aquartelados no Distrito Federal. Mas teve de voltar atrás por determinação de Lula, que foi informado do agravamento da situação enquanto viajava para encontro que terá hoje com o presidente dos EUA, George W. Bush. Ele também ordenou ao ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, que negociasse com os governistas. Pouco antes da meia-noite, o advogado dos controladores anunciou que havia sido fechado um acordo para a volta ao trabalho.
VALOR ECONÔMICO
OUTROS JORNAIS
JORNAL DO COMMERCIO (PE)
- Aeroportos fechados
- A crise aérea atingiu seu ponto mais crítico, ontem, com a greve dos controladores de vôo। Até as 23h30, cerca de 50 militares estavam presos e todos os aeroportos do País, परलिसदोस.
Banco de Notícias da Radiobras: http://clipping.radiobras.gov.br/novo/ ।
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