GRIPE SUÍNA PODERÁ ATINGIR DIMENSÃO SISTÊMICA:
OMS diz que gripe suína tem potencial para pandemia e considera situação "grave"
da Folha Online
A direção da OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou neste sábado (25) que a gripe suína que atinge o México e os Estados Unidos tem potencial para se tornar uma pandemia (epidemia de grande alcance geográfico, talvez global). Apesar de considerar a situação grave, o órgão diz que ainda é cedo para saber se isso ocorrerá efetivamente.
O vírus apontado como causador de mortes no México é do tipo influenza A, em uma variação do H1N1, e é transmitido de pessoa para pessoa. Ele contém DNA de vírus de aves, de porcos e de humanos, incluindo elementos de vírus suínos europeus e asiáticos,
O vírus pode ter matado ao menos 68 pessoas, entre 1.004 casos suspeitos no México, e infectado oito nos Estados Unidos. De acordo com Margaret Chan, diretora da OMS, o vírus ainda é pouco compreendido e a sua ação está se disseminando rápido. "É muito prematuro para a OMS anunciar qualquer alerta para viagens, já que ainda são necessárias melhores análises clínicas", diz.
"Nós ainda não temos um retrato completo para a epidemiologia ou o risco causado pelo vírus, incluindo sua possível disseminação para além das áreas afetas", diz Chan. "Contudo, no entendimento da OMS, trata-se de uma situação grave." Por enquanto o nível de alerta vai permanecer em três, em uma escala que vai até seis.
Epidemiologistas estão especialmente preocupados com o fato de os mortos identificados até agora serem adultos jovens, o grupo normalmente menos vulnerável à gripe. É possível que idosos e crianças tenham resistido à doença por terem sido vacinados.
Os sintomas da doença são semelhantes aos de uma gripe normal: temperatura corporal superior a 39 graus, dor de cabeça e dores musculares intensas, cansaço, coriza, espirros e irritações na garganta.
O Ministério da Saúde do México, José Córdova, anunciou, na sexta-feira, uma campanha de vacinação em massa para deter o avanço da nova variedade de gripe suína. Além disso, escolas e universidades na região da capital do país, Cidade do México, foram fechadas para evitar mais contaminação.
O ministro da Saúde mexicano fez um pronunciamento em rede nacional pedindo à população que evite a contaminação pela doença e recomendou que as pessoas evitem lugares lotados e algumas formas de contato físico.
A população está usando máscaras cirúrgicas numa tentativa de evitar a contaminação.
A gripe suína é diagnosticada apenas em porcos ou em pessoas que têm contato regular com estes animais. Córdova afirmou que a nova variante da gripe suína parece ter sofrido uma mutação nos porcos e foi transmitida para humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário