AQUECIMENTO GLOBAL - UM FENÔMENO DE NATUREZA SISTÊMICA
O aquecimento global é o aumento sistêmico da temperatura terrestre, provavelmente, em decorrência da utilização industrial de combustíveis fósseis, resultando na acumulação excessiva, na atmosfera, de gases, como o dióxido carbono (CO2) e outros.
O Planeta Terra constitui um sistema físico (enfoque sistêmico) que abriga, na sua superfície, um conjunto de sistemas de natureza biológica, social e tecnológica, tudo envolvido pela atmosfera, trocando matéria e energia com o seu ambiente, ou seja, com o resto do Universo (visão ecológica), cuja temperatura é regulada pelo Efeito Estufa (perspectiva cibernética).
Em contraposição, grande parte do CO2, formada pelas combustões, pela respiração humana e, pela dos animais e das próprias plantas, é retirada da atmosfera, pela vegetação verde, através do processo da fotossíntese, a qual, além de sustentar a cadeia alimentar, assegura a existência de níveis de oxigênio compatíveis com a persistência da vida, na Terra.
Cerca de dois terços da radiação infravermelha, aportada na Terra, é por ela aprisionada, sob a forma de calor, enquanto, aproximadamente, um terço será refletido, retornando, novamente, para o espaço.
Se toda a energia solar, refletida pela Terra, fosse, realmente, para o “espaço”, nosso planeta seria tão frio e incompatível com a presença da vida.
Entretanto, gases como o dióxido de carbono (CO2) , metano, óxidos de nitrogênio e ozônio, existentes na atmosfera, (totalizando menos de 1% desta), possuem, pelo mecanismo conhecido como efeito estufa, a capacidade de reter, nela, a energia calorífica contida nos raios infravermelhos refletidos, mantendo, mais ou menos constante, a temperatura terráquea.
O Efeito Estufa, é, pois, um mecanismo de “feedback” (perspectiva cibernética), capaz de manter estável a temperatura da superfície do Sistema Terra (enfoque sistêmico), resultante da capacidade de determinados gases como o dióxido de carbono e outros, de retenção, na atmosfera, da energia calorífica, contida em, aproximadamente, um terço dos raios infravermelhos emitidos pelo Sol - uma estrela, situada no ambiente da Terra - (visão ecológica) e refletidos pela superfície terrestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário