A IGREJA CATÓLICA, A AMÉRICA LATINA E A REGIÃO CARIBENHA
* Dom Cláudio Hummes, que chega hoje com Bento 16 ao Brasil, afirma que o líder do catolicismo defenderá a união política dos países da América Latina e não trará uma "agenda moralista" a São Paulo.
(FOLHA DE SÃO PAULO - SINOPSE RADIOBRÁS)
* Vaticano apela à democracia na América Latina
O papa Bento XVI desembarca na tarde de hoje em São Paulo para uma visita de cinco dias, em sua primeira passagem pela América Latina em dois anos de pontificado.
Na véspera da chegada do papa, a Santa Sé emitiu sinais de preocupação com os rumos políticos da região.
Sem citar casos específicos, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, disse que os núncios apostólicos estão aflitos com a falta de democracia em alguns países latino-americanos.
Em entrevista à revista italiana 30 Giorni, Bertone apontou entre os problemas da região "a violência que atinge as grandes cidades, o narcotráfico cada vez mais agressivo e potente, a desigualdade social que não dá sinais de se resolver, o desemprego, a deterioração da educação, o déficit de democracia representativa e o avanço das seitas".
Já o presidente do Pontifício Conselho para a Família da Santa Sé, cardeal Alfonso Lopez Trujillo, tido como um dos auxiliares mais próximos a Bento XVI, disse ao Estado que as políticas sociais dos países latino-americanos são insuficientes.
"É preciso que se faça muito mais para colocar as famílias pobres e as crianças em primeiro lugar", afirmou.
(O ESTADO DE SÃO PAULO - SINOPSE RADIOBARÁS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário