Prefácio escrito pela Profa. Dra. Isabel Cristina Fonseca da Cruz
Titular da Universidade Federal Fluminense, para o livro "Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética de Enfermaagem - Uma Visão Holística da Enfermagem", edição de 2013 (No prelo)
P R E FÁ C I O
Determinou o Tao que eu, outrora sua aluna de graduação aprendendo sobre o cuidado da mãe e do bebê no alojamento conjunto, a promoção da amamentação, os cuidados de puericultura e agora sua colega de enfermagem, na forma de reverência prefaciasse a nova edição de uma das principais obras da Professora Doutora Rosalda Paim: Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética - uma visão holística da enfermagem.
O primeiro trabalho na formulação de uma teoria aconteceu na década de 1960 e tornou-se em 1970 sua tese de livre docência com o título de “Teoria Sistêmica de Enfermagem”.
Ao longo de meio século, a teorista Rosalda Paim vem trabalhando os conceitos e estrutura da teoria, apresentando neste livro sua versão mais recente.
A partir da leitura e debate resultantes da apropriação desta obra, outra versão surgirá da teoria tanto nos textos quanto nos cenários de atenção à saúde do paciente. É assim que evoluem as teorias.
No meu entender sobre teorias de enfermagem e o contexto da prática profissional no Brasil, a Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética tem sua importância por ser prescritiva para o exercício profissional da enfermeira.
Esta obra deve ser lida por quem visa novas bases filosóficas para a prática da enfermeira sem perder de vista a estrutura de profissão e a base teórica definida por Florence Nightingale.
A Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética, da Dra. Rosalda Paim, inter-relaciona os conceitos em torno do fenômeno que constitui a relação enfermeira-cliente. No caso, dos conceitos que diferenciam a sua teoria das demais, eu destaco, de forma muito sucinta, o ecossistemismo por conter as ideias de ambiente e equilíbrio instável. Sob este paradigma, a relação-enfermeira-paciente seria totalmente diferente do que é atualmente. Daí a teoria de Rosalda Paim ser prescritiva devendo, portanto, ser utilizada pelas instituições e profissionais de saúde para orientar e aprimorar o cuidado clínico.
Ser um referencial filosófico da enfermeira no cuidado cotidiano do paciente em seu contexto é, seguramente, o principal propósito da Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética. Igualmente, é muito desejável que a Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética seja para a instituição de saúde um parâmetro para a qualidade do cuidado de enfermagem, assim como para a avaliação do grau de satisfação e sucesso do cliente com o cuidado de enfermagem recebido.
Se a Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética é prescritiva para as instituições de saúde, ela também o é para as Escolas de Enfermagem. Para atuar na prática profissional a partir deste referencial teórico, é necessário que a aluna de graduação ao longo de sua formação realize suas atividades de ensino clínico tendo o ecossistemismo como um conceito de base.
E, tendo em vista que tanto o exercício profissional quanto o ensino de enfermagem não devem acontecer dissociados da pesquisa, a Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética pode tanto ser um referencial para os estudos como também ser o objeto da pesquisa em si de modo a ser validada ou refutada a partir de evidências científicas e não de subjetividades.
Este livro Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética - uma visão holística da enfermagem está organizado fundamentalmente em 7 capítulos.
O primeiro capítulo em seu primeiro parágrafo ao referenciar Mário Chaves, Paim declara uma das fontes que a influenciaram, revelando a sua sintonia com aquele que é, digamos assim, um precursor do que há de transdisciplinaridade e complexidade no nosso SUS (Sistema Único de Saúde). Neste capítulo, a autora apresenta o conceito central da teoria o homem, o ser, sistêmico cibernético e seus metassistemas num contexto ecológico. Com a adoção deste referencial de prática, a enfermagem pode vir a ser uma profissão da saúde por excelência (grifo meu).
Os capítulos subsequentes abordam os princípios de enfermagem específicos da Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética, dos quais destaco apenas a título de exemplo o princípio da extrapolação do ciclo vital quando a enfermeira cuida do ser (pessoa, família, comunidade) no pós-morte imediato por incluir, no meu entendimento, uma diretriz para a observação da transcendência no processo do cuidado. No capítulo 3, especificamente, são apresentados os princípios de enfermagem que também são comuns às demais ciências da saúde, dentre eles, por exemplo, o princípio das ações negentrópicas realizadas com a finalidade de corrigir a entropia no paciente e seus metassistemas (inclusive o de enfermagem).
O setor saúde é apresentado conforme a teoria sistêmica tendo em vista que historicamente as pesquisas da Dra. Rosalda Paim para a construção de sua teoria são contemporâneas de todo o movimento de reforma da saúde no Brasil e inclusive desta reforma suas pesquisas fazem parte. Parece óbvio, mas cabe destacar que, conforme a teoria, o sistema de saúde proposto deve ser “centrado no paciente”. Cinquenta anos depois desta proposição e o paciente ainda não é o centro da atenção à saúde. Esta é uma das razões de eu classificar a Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética - uma visão holística da enfermagem como uma teoria prescritiva.
Diante do exposto, é com muita honra e satisfação que apresento a você o livro Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética - uma visão holística da enfermagem. O objetivo dele não difere dos demais livros científicos de enfermagem: fomentar o cuidado de enfermagem de qualidade (ou seja, seguro, ético, competente) centrado nos pacientes, famílias e comunidades, tanto nas instituições de saúde quanto em outros cenários. Esta sempre foi a meta profissional da Dra. Rosalda Paim e ela seguramente a alcançou na sua carreira como enfermeira e foi isso o que nos ensinou enquanto docente. Ao redigir este livro, ela compartilha com você sua experiência e tal qual um mestre Zen lhe aponta o Caminho!
Desejo uma boa leitura crítica e aproveito para lhe convidar a visitar o site Memorial Rosalda Paim onde você poderá conhecer mais sobre suas obras, sua carreira como enfermeira, pesquisadora e parlamentar, enfim sobre uma vida dedicada à Enfermagem. Neste site você poderá registrar ainda a sua opinião sobre este livro a qual será muito bem-vinda.
http://www.rosaldapaim.uff.br/
Profa. Dra. Isabel Cristina Fonseca da Cruz
Titular da Universidade Federal Fluminense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário